Quando se está a fim de começar a aprender um instrumento, pode surgir a dúvida sobre qual a melhor opção para comprar. E com o violão, isso não é diferente. Há muitos aspectos que devem ser levados em consideração no momento de comprar o seu primeiro violão. Por isso, o aluno deve identificar as suas metas em um futuro a médio ou longo prazo antes de desembolsar qualquer quantia para comprar seu primeiro violão, já que os tipos de cada violão estão propriamente ligados ao estilo de música e o nível musical.

Melhor violão para iniciantes

Então, qual é o melhor violão para iniciantes?

  • Violão Eletroacústico

Os violões eletroacústicos contam com um sistema de amplificação próprio, no entanto, podem ser usados desligados como os violões acústicos e também ligados as caixas de som por meio de cabos. Geralmente, quem compra esse tipo de instrumento tem o objetivo de tocar as suas músicas em locais como igrejas, casas de show, barzinho, entre outras ocasiões em que se usam instrumentos com o áudio amplificado. É um ótimo violão para iniciantes.

  • Violão Acústico

Esse tipo de violão não possui nenhum captador próprio para que seu som seja amplificado em caixas de som. Desta forma, esses violões são bons para serem usados em sessões de estudo. Já na situação de algum show em um lugar grande, o músico deve ampliar o som do violão utilizando microfones e captadores externos.

  • Violão Folk

Violão folk para quem está começando

O violão Folk tem uma sonoridade com uma pegada de rock, folk, blues e até mesmo sertanejo. Se o aluno pretende se dedicar a qualquer destes ritmos musicais em futuras apresentações, pode pensar em comprar um violão folk eletroacústico. Vale lembrar que neste tipo de violão, são usadas cordas de aço. E se o músico pretender usar as casas mais agudas do seu violão para executar algum solo, deve selecionar um modelo que conte com um recuo.

  • Violão Erudito

No violão erudito, geralmente, se usam cordas de nylon e esses instrumentos possuem um som mais seco e encorpado, especialmente, para as canções eruditas. Alguns modelos destes violões podem parecer menores e tem casas até menores que indicam acordes com mais aberturas. Além disso, alguns destes instrumentos podem apresentar mais de seis cordas, que é o número tradicional de cordas de um violão. Outra excelente opção de violão para iniciantes.

  • Violão especifico para Samba, MPB ou Bossa Nova

O violão feito, especialmente, para executar os ritmos de samba, Música Popular Brasileira (MPB) ou Bossa Nova possuem um corpo grande para mostrar uma sonoridade mais aberta e um contam com um acústico bem identificado com esses estilos musicais: MPB, Bossa Nova ou Samba. Esses instrumentos fazem uso de cordas de nylon e o estudante de música pode achar modelos acústicos e mesmo eletroacústicos, que sempre podem ser adquiridos de conforme a vontade do estudante no cenário musical. Se o iniciante pretende executar solos nas últimas casas mais agudas, deve dar preferência a um modelo com mais recuo.