Sem dúvida, a guitarra tem um lugar para lá de especial no rock. E consagrou grandes músicos ao longo das últimas décadas. De tempos em tempos, revistas especializadas fazem suas listas dos que consideram os melhores.

Os critérios são baseados em técnica, influência e impacto, entre outros fatores que fazem deles sucessos na história da música.

Não vou entrar no mérito de quem é melhor que quem, pois não tenho conhecimento suficiente para isso. Além do mais, cada pessoa tem seu favorito, não é mesmo?

Hoje, eu trago os 10 mais citados (não necessariamente nessa ordem) guitarristas. Veja:

DENMARK - SEPTEMBER 03:  Photo of Jimi Hendrix 10; Jimi Hendrix KB-Hallen Copenhagen September 3 1970  (Photo by Jan Persson/Redferns)

DENMARK – SEPTEMBER 03: Photo of Jimi Hendrix 10; Jimi Hendrix KB-Hallen Copenhagen September 3 1970 (Photo by Jan Persson/Redferns)

1. Jimmy Hendrix – ocupa o topo das listas de muitas publicações, inclusive a renomada Rolling Stone americana, sendo considerado o melhor guitarrista de todos os tempos.

Sua curta carreira – de apenas cinco anos – foi suficiente para inovar, estreando técnicas como a microfonia, o famoso pedal wah-wah, estereofonia e phasing (composição progressiva) nas gravações.

2. Duane Allman – outro que não teve muito tempo para viver o auge do sucesso. O guitarrista americano morreu meses antes do lançamento do bem-sucedido álbum At Filmore East, da The Allman Brothers Band.

Além disso, o guitarrista também foi relevante no álbum Layla and Other Assorted Love Songs, do grupo Derek and the Dominos.

3. B.B. King – o guitarrista que traz no nome a abreviação de Blues Boy King foi consagrado, como diz a tradução, o Rei do Blues. Começou sua carreira tocando na esquina de uma igreja para ganhar dinheiro.
O músico tinha como destaque seus solos com poucas notas.

4. Eric Clapton – a carreira dele já tem quase cinco décadas, nas quais o musico passou por vários estilos. Porém, sua principal fonte de inspiração e técnica é o blues.

Entre os sucessos de Clapton, estão “Tears in heaven”, “Wonderful tonight e “Layla”.

5. Robert Johnson – influência importante para nomes famosos, como Jeff Beck, The Rolling Stones, Muddy Waters, Led Zeppelin, Johnny Winter e Eric Clapton.

Tornou-se ícone do blues e teve apenas 29 músicas gravadas. E talento suficiente para servir de referência na padronização do blues de 12 compassos.

6. Chuck Berry – é considerado o pai do rock and roll, criador de sucessos incontestáveis como Jonny B. good, Route 66 e Sweet little sixteen. Nat King Cole, Louis Jordan e Muddy Waters foram suas principais referências.

7. Stevie Ray Vaughan – no final dos anos de 1970, criou a banda Double Trouble, que participou de álbuns de Jackson Browne e David Bowie. Guitarrista de Southern Rock e blues, Stevie Ray foi influenciado por nomes como Buddy Guy, Otis Rush e Albert King.

8. Ry Cooder – guitarrista eclético, compôs blues, rock, reggae, jazz, country, gospel, rhythm and blues e folk.

Além de não ter preconceito quanto a estilo, Ry Cooder ainda se aventurou no mundo do cinema. Ele foi dublê musical do ator Ralph Macchio no filme “A Encruzilhada”, lançado em 1986.

9. Jimmy Page – um dos fundadores do lendário Led Zeppelin, uma das maiores bandas do rock mundial. Começou sua carreira no grupo The Yardbirds, nos anos de 1960.

As grandes influências de Page vieram do estilo Rockabilly, também da década de 60: Scotty Moore e James Burton.

10. Keith Richards – um dos criadores do grupo Rolling Stones. Figura mitológica não apenas por sua habilidade de guitarrista, mas por acumular um vasto repertório de histórias envolvendo drogas, prisões e tratamentos químicos.

E você, qual o seu guitarrista preferido? Fique à vontade para comentar, e voltar sempre.