Se você quer tocar guitarra e cantar, não tem jeito: é preciso praticar muuuuitoooo para coordenar as duas funções. Algumas pessoas têm uma facilidade enorme – parece até que já nasceram sabendo; outras, trocam logo de música quando surgem as primeiras dificuldades.

tocar-guitarra-e-cantar

Mas, com as dicas certas, você pode dominar o instrumento e soltar o gogó sem medo. Veja os truques para cantar e tocar guitarra ao mesmo tempo:

1. Simplicidade, nos ritmos e nas rimas

Comece aprendendo músicas fáceis, que você goste e conheça bem. Escolha canções com poucos acordes, além de padrão de dedilhar e letras simples. Complicar a tarefa com canções que ultrapassam seu nível de habilidade pode gerar frustração – e desistência.

2. Domine o básico da guitarra

Não deixe para memorizar acordes novos na hora de cantar. Quando chegar a vez de soltar a voz, seu nível de habilidade na guitarra deve estar no ponto de fazer as mudanças de acordes com facilidade. Ou ficará praticamente impossível conciliar as duas coisas.

A ideia é tocar tão natural que você nem precise pensar a respeito. Assim, ficará mais fácil se concentrar para cantar.

3. Use um metrônomo

O aparelho serve para melhorar seu tempo e ritmo. No começo, você pode até achar que está meio “preso”. Mas, com o tempo, o metrônomo fará de você um guitarrista mais consistente.

Bastam 10 minutos por dia com ele na prática de exercícios simples, e em poucas semanas você notará importantes avanços.

4. Saiba como tocar a música

Memorize toda a música na guitarra. Para conferir se pode tocá-la tranquilamente, pratique enquanto conversa com alguém ou assiste televisão. Ou, ainda, exercite a canção lendo um livro em voz alta aberto na sua frente.

5. Saiba cantar a música

Assim como no caso das mudanças de acordes, a melodia e a letra da música devem estar impecáveis. Se for preciso, deixe a guitarra de lado por um tempo, concentre-se exclusivamente no canto.

Escolhida a música, decore a letra e cante-a em voz alta, junto com uma gravação, no chuveiro ou para o seu cachorro. Só quando você conseguir cantar a música sem dificuldades, passe para a etapa seguinte, sincronizar as coisas.

6. Cantarolar é preciso!

Antes de mostrar todo o seu potencial vocal, tente cantarolar os trechos da melodia sobre os acordes. Isso ajuda nas mudanças de acordes, sem precisar se preocupar com as letras.

Quando estiver mandando bem nas diferentes partes das melodias cantaroladas, ficará mais confortável para cantar. Acredite, é gradual.

7. A pressa é inimiga da perfeição, e da canção também

Nada de acelerar e atropelar acordes, letras e ritmo. Prefira a qualidade na voz e nos dedos, ainda que no começo eles estejam mais lentos. Cantar e tocar corretamente é essencial, em vez de errar tudo em alta velocidade.

Outra dica é tocar trecho por trecho, linha por linha, até acertar tudo do começo ao fim. A velocidade virá naturalmente, quando você superar todas as partes mais complicadas. É só uma questão de tempo…

8. Dê mais atenção ao dedilhado

Muitas vezes, é melhor dar alguns passos para trás antes de começar um dedilhado complexo. Ou seja, primeiro cante usando um padrão de dedilhado simples. Depois de dominá-lo, siga em frente, fazendo o dedilhado mais rebuscado.

9. Mude o tom

Está se esforçando demais para alcançar as notas de uma música? Tente mudar o tom para que as notas da guitarra se adaptem a sua voz, movendo os acordes um traste ou dois, até encontrar um tom que combine com você.

Caso não queira alterar o desenho de acordes da música original, use um capo para alterar o tom.

10. Pratique sempre

Mesmo depois de ter adquirido a habilidade básica, continue praticando. Assim, você aumentará o seu repertório. Algumas canções trazem combinações estranhas de ritmos que podem enganar.

A solução é “quebrar” a música em partes, trabalhando os trechos problemáticos separadamente. Exatamente igual ao que você fez quando aprendeu a sincronizar o canto e a guitarra.

Que tal aproveitar as dicas quentes de hoje para começar logo o seu ensaio rumo ao sucesso? Você consegue!

Bons estudos, e até mais!